O Hemocentro da Unicamp realiza no próximo dia 30 de setembro, das 8h às 12h, uma coleta de sangue em Mogi Mirim. A ação acontece na Faculdade Santa Lúcia, localizada na rua Ulhôa Cintra, 346, no centro da cidade, com apoio do grupo de escoteiros Os Desbravadores.
O procedimento de doação é rápido, leva em média 15 minutos, e o doador recebe atestado médico referente ao dia da coleta. Cada bolsa de sangue pode beneficiar até quatro pessoas. Além da coleta de sangue, também será feito cadastro de possíveis doadores de medula óssea.
Requisitos para doação
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis), que pesem mais de 50 kg, estejam em boas condições de saúde e apresentem documento oficial com foto. É necessário ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior e não ingerir álcool ou alimentos gordurosos no dia anterior.
A recomendação é tomar um café reforçado antes da doação.
Impedimentos temporários
Não podem doar quem estiver gripado ou resfriado, com ferimentos recentes, dengue ou complicações de saúde. Também devem aguardar pessoas que fizeram cirurgias, extrações dentárias, exames como endoscopia e colonoscopia, tatuagem, micropigmentação ou que foram recentemente vacinadas contra gripe, Covid-19 ou dengue. Gestantes, lactantes e quem colocou piercing em local sem mucosa também devem evitar.
Impedimentos definitivos
Não podem doar portadores de hepatites B e C, HIV, HTLV I e II, Doença de Chagas, Parkinson ou usuários de drogas ilícitas injetáveis.
Mais informações sobre os critérios podem ser consultadas no site da Fundação Pró-Sangue: prosangue.sp.gov.br.
A ação contará ainda com apoio da Prefeitura, que disponibilizará uma ambulância no local. Os doadores terão à disposição lanche e água após a coleta.