O ex-advogado-geral da União e indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) a uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, defendeu, ao ser sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, nesta semana, a democracia e o Estado laico. “Na vida, a Bíblia. No Supremo, a Constituição”, destacou Mendonça. “Faz-se importante ressaltar a minha defesa do Estado laico. A igreja presbiteriana a qual pertenço, nasceu no contexto da reforma protestante. A laicidade é a neutralidade a não perseguição e a não concessão de privilégios por parte do estado em relação a um credo especifico”, acrescentou. Aos senadores, em sua fala inicial hoje, Mendonça também se comprometeu a defender a democracia.

Bolsonaro assina
filiação ao PL

O presidente Jair Bolsonaro se filiou terça-feira, 30, ao Partido Liberal (PL). O ato de assinatura da ficha de filiação foi realizado durante uma cerimônia promovida pela legenda. Eleito em 2018 pelo PSL, Bolsonaro deixou o partido em novembro de 2019 e não estava filiado a nenhum partido. A condição é necessária para a disputa das eleições gerais de 2022. Até o momento, a eventual candidatura do presidente à reeleição não foi oficializada. Durante o evento, Bolsonaro destacou que a cerimônia foi uma simples filiação ao partido. “Estou me sentindo aqui em casa, dentro do Congresso Nacional, Eu vim do meio de vocês. Fiquei 28 anos dentro da Câmara dos Deputados”, disse.

Mundo não aguenta
novo lockdown

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que o Brasil e o mundo não aguentam um novo lockdown, ao comentar sobre a chegada de uma nova variante da Covid-19, como a cepa surgida na África do Sul e que tem se espalhado por outros países. “Tudo pode acontecer. Uma nova variante, um novo vírus. Temos que nos preparar. O Brasil, o mundo, não aguenta um novo lockdown. Vai condenar todo mundo à miséria e a miséria leva à morte também. Não adianta se apavorar. Encarar a realidade. O lockdown não foi uma medida apropriada. Em consequência da política do ‘fique em casa e a economia a gente vê depois’, a gente está vendo agora. Problemas estamos tendo”, disse Bolsonaro.

Brasil fecha
fronteiras aéreas

Com a confirmação da variante omicron da Covid-19, o Brasil fechou fronteiras aéreas para seis países da África. “Vamos resguardar os brasileiros nessa nova fase da pandemia naquele país. A restrição atinge os passageiros que vierem da África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue. A decisão foi tomada em conjunto com os ministérios da Casa Civil, da Saúde, da Infraestrutura e da Justiça. A nova cepa foi identificada na África do Sul e classificada como “de risco” pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A variante mostra “um grande salto na evolução” do vírus, com pelo menos 50 mutações, a maioria delas na proteína spike, que ajuda o vírus a entrar nas células humanas.

João Doria vence
prévias tucanas

O PSDB anunciou no sábado, 27, que o governador de São Paulo, João Doria, venceu as prévias do partido e será o candidato da legenda às eleições presidenciais de 2022. Ele venceu nas prévias o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio. Segundo o PSDB, Doria recebeu 53,99% dos votos dos filiados, somando 17.470 votos, de um total de 29.360 filiados que participaram das prévias. Eduardo Leite teve 44,66% dos votos (11.295 votos) e Arthur Virgílio Neto, 1,35% (427 votos). As prévias do PSDB foram marcadas por uma falha no processo de votação. Nas pesquisas, Doria tem aparecido atrás de Lula (PT), Bolsonaro (PL), Sergio Moro (Podemos) e de Ciro Gomes (PDT).

(Da Redação O Popular MM)

Deixe seu Comentário