...

...

No ar: ...

...

Operação do Gaeco mira guardas de Itapira suspeitos de corrupção

Publicada em: 15/09/2025 16:39 -

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de São Paulo, em parceria com o 1º Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar (Baep), deflagrou na manhã desta segunda-feira (15) a Operação Olhos de Águia. A ação tem como alvo guardas civis municipais de Itapira suspeitos de envolvimento em esquemas de corrupção e extorsão.

Foram cumpridos três mandados de prisão temporária e quatro de busca e apreensão nas cidades de Itapira, Mogi Guaçu e Holambra. A ofensiva mobilizou cinco promotores de Justiça, sete servidores do Ministério Público e cerca de 40 policiais militares.

Segundo as investigações, os guardas teriam exigido dinheiro de traficantes para evitar prisões em flagrante. Em outro caso, uma pessoa foi detida de forma irregular após se recusar a pagar a quantia cobrada.

O Ministério Público informou que os investigados podem responder por extorsão, corrupção passiva, falso testemunho e falsa comunicação de crime.

 

O nome da operação faz referência à visão da águia, em alusão à forma como os suspeitos utilizariam a função pública para dar aparência de legalidade a práticas ilícitas. O Gaeco deve divulgar novos detalhes ao longo da semana.

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...