A Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo deflagrou nesta quarta-feira (10) a Operação Apagão, voltada para empresas que atuam na fabricação e comercialização de fios e cabos de cobre e alumínio. A ação identificou indícios de fraude fiscal envolvendo 25 companhias em diferentes cidades do estado.
Os alvos estão localizados em São Paulo, Guarulhos, Osasco, Itaquaquecetuba, Arujá, Caçapava, Bebedouro, Monte Mor, Santa Branca e Capivari. Ao todo, participaram da operação 130 auditores da Receita Estadual e 70 policiais civis.
Segundo o fisco paulista, as irregularidades incluem a apropriação indevida de créditos de ICMS por meio de operações simuladas entre estados, além da tentativa de atribuir origem legal a mercadorias ilícitas. A estimativa é que os valores envolvidos somem R$ 727,7 milhões em créditos suspeitos nos últimos três anos e meio.
Documentos físicos e digitais foram apreendidos e passarão por análise. O material servirá para confirmar a participação de pessoas e empresas no esquema, além de verificar se houve prática de outros crimes. Caso as fraudes sejam comprovadas, os envolvidos podem responder tanto na esfera tributária quanto criminal.