Nesta sexta-feira, 15, a partir das 9h30, acontece a inauguração de mais uma etapa da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que permitirá a ampliação do tratamento dos efluentes domésticos de 83 para 95% da população no município.

A cerimônia contará também com as presenças do prefeito Paulo de Oliveira e Silva (PDT); de Paulo Roberto Oliveira, CEO da GS Inima Brasil; de Paulo Tarso de Souza, presidente do SAAE Mogi Mirim; de Carlos Roberto Ferreira, diretor presidente da Sesamm (Serviços de Saneamento de Mogi Mirim); e de Isabel Cristina Manfré, diretora técnica da empresa de saneamento responsável pela implantação e operação da ETE Mogi Mirim.

Com o investimento de mais de R$ 30 milhões em 2022, a Sesamm entrega a terceira etapa da expansão do sistema de esgotamento sanitário, com a construção de uma unidade de tratamento preliminar com capacidade de processar 150 litros de efluentes por segundo, que totaliza a vazão prevista para o fim de plano do contrato, reator biológico, decantador secundário e mais uma centrífuga.

Esses recursos deram a ETE de Mogi Mirim a capacidade de elevar a vazão do efluente tratado para 225 l/s. Foi construído também o coletor tronco Santo Antônio e o coletor tronco Mogi Mirim, além da revitalização da Estação Elevatória do CT Mogi Mirim.

A SESAMM

Criada em 2008 para construir e operar os serviços de esgoto de Mogi Mirim por 30 anos, a Sesamm é controlada pela GS Inima Brasil e SABESP. A empresa também é responsável pela complementação da implantação do sistema de afastamento de esgotos, implantação e operação do tratamento dos efluentes.

Em 2019, a concessionária foi a primeira empresa brasileira de saneamento a investir na geração de energia solar, por meio de placas fotovoltaicas, para complementar o consumo de energia de sua ETE. Hoje essa energia limpa e renovável responde por 30% da energia consumida na operação da unidade.

Fonte: O Popular

Deixe seu Comentário