A Secretaria de Saúde prepara ações focadas no Novembro Azul, com uma programação para conscientizar o público masculino sobre o câncer de próstata.
Durante todo o mês, de segunda a sexta-feira, será ampliada a oferta do exame de PSA, no caso, a coleta de sangue para o rastreamento de possíveis casos.
O serviço acontecerá em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) e na Estratégia Saúde da Família (ESF), de segunda a sexta-feira, no horário de funcionamento.
A partir dos exames, os pacientes que apresentarem alteração nos exames de PSA terão atendimento agendado imediatamente com o urologista. Todos os exames serão solicitados por enfermeiros e médicos das UBS.
A ação preventiva é direcionada aos homens com idade acima de 50 anos. A faixa etária entre 45 e 49 também será atendida desde que a pessoa tenha histórico de câncer de próstata na família.
Pacientes já com acompanhamento por um médico urologista do Serviço Único de Saúde (SUS) ou particular, ou aqueles que tenham realizado o exame nos últimos 60 dias não entram na faixa de atendimento da ação.
Durante a consulta, o paciente também receberá orientação de prevenção de doenças, dentre as quais, sobre vacinação em todas as faixas etárias, em especial a que previne a Covid-19.
Testes rápidos (HIV/ hepatites B e C e sífilis) serão realizados em homens com idade acima de 18 anos também integram o calendário de ações. (Da Redação)