Mesmo após a flexibilização das regras contra a pandemia de Covid-19, que já liberaram o funcionamento normal de bares, restaurantes e salões de beleza, por exemplo, a maioria das agências bancárias mantem o horário reduzido de atendimento sem previsão para a volta ao normal.
Exceção a três bancos em Mogi Mirim – o Santander que atende, inclusive, em horário estendido, das 9h às 16h, a Sicredi, que atende das 11h às 16h, e a Caixa, que, segundo o Sindicato dos Bancários, retomará o expediente normal, das 10h às 16h, a partir do dia 23.
A Caixa é um dos bancos que tem funcionamento diferenciado em razão do pagamento do auxílio emergencial, funcionando das 8h às 13h.
“Isso foi definido para as agências da Caixa no Brasil todo entre o Sindicato dos Bancários e a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).
Em relação às demais agências não há previsão de volta ao normal. Estamos batalhando para isso”, disse Vagner Vanderlei Mortais, diretor regional do sindicato da categoria na Baixa Mogiana.
Nas agências que ainda não voltaram ao normal, o atendimento presencial acontece das 9h às 14h. Medida tomada no início da pandemia do novo coronavrírus, desde março do ano passado.
Segundo relatório do Banco Central, os bancos lucraram R$ 62 bilhões no primeiro semestre deste ano, aumento de 53% em relação a igual período do ano passado. Por essa razão, a diretoria do Sindicato dos Bancários de Campinas e Região defende a ampliação do horário de atendimento de todas as agências.
A Febraban diz que o horário reduzido pode valer até que sejam definidas novas regras para o setor.