Dois helicópteros Águia, da Polícia Militar, prestam apoio às equipes que estão concentradas nos pontos maior incidência de fogo
                                                            Incêndios de grandes proporções atingem áreas de mata em São João da Boa  Vista e Águas da Prata | São Carlos e Araraquara | G1

                                                                                                                                                           (foto: Portal G1)

A Defesa Civil do Estado de São Paulo e o Corpo de Bombeiros instalaram, na manhã dessa quarta-feira, uma base operacional no aeroporto de São João da Boa Vista. A ação conjunta tem objetivo de combater o incêndio que atinge grande área de mata na região.
A base operacional conta dois helicópteros Águia, que auxiliam as equipes em terra. As aeronaves sobrevoam as áreas incendiadas, fazendo o reconhecimento da situação. Em seguida, iniciam o trabalho com água, para apagar os focos de incêndio. Um avião agrícola também realiza o trabalho de combate ao incêndio. 
As equipes terrestres contam com dois pontos de apoio, nos municípios de Vargem Grande do Sul e Águas da Prata. Cerca de 40 voluntários da região, entre membros da Defesa Civil dos municípios e funcionários das prefeituras, estão auxiliando os homens da Defesa Civil do Estado e do Corpo de Bombeiros.
A base operacional aérea, assim como o trabalho das equipes por terra, será mantida até o término da ocorrência. O incêndio começou há pelo menos cinco dias e já atinge em São João da Boa Vista e municípios vizinhos. 

Operação Estiagem
A Defesa Civil, juntamente com o Corpo de Bombeiros, atua de forma constante para combater focos de queimadas, principalmente no período de seca. A Operação Estiagem 2020 foi iniciada em 1º de junho e segue até o dia 30 de setembro. Este período é marcado pela falta de chuvas, baixa umidade relativa do ar e altas temperaturas, que contribuem para o aumento de focos de incêndios.
A população pode comunicar ocorrência de queimadas pelos telefones 193 do Corpo de Bombeiros e 199 da Defesa Civil dos municípios.


Fonte: Governo do Estado de São Paulo (SECOM)
Fotos: Portal G1  &  Ascom/Prefeitura Águas da Prata